# Terceira temporada
## Sobre o que é

A terceira temporada de **Upload** continua a história de Nathan (que deixou o mundo virtual após "baixar" para um novo corpo), Nora (que está descobrindo como se relacionar com Nathan no mundo real depois de ser seu anjo no mundo virtual) e Ingrid (que foi abandonada por Nathan, mas acaba tendo uma cópia dele no mundo virtual). A temporada explora temas como poder, ganância corporativa, corrupção e violência, além de examinar o controle da tecnologia e seu impacto em comunidades desfavorecidas. Além disso, também explora, de forma superficial, a [[inteligência artificial]] e o que significa ser humano.
**:: Referência ::** [Upload Season 3 Preview | Everyone deserves a digital paradise - Canaltech](https://canaltech.com.br/series/previa-upload-3a-temporada-267435/)
## Minha experiência
Terminei de assistir a esta série pensando que talvez ela devesse ter terminado nesta temporada. Acho que a série mudou muito porque tem deixado cada vez mais a comédia de lado para tratar de assuntos mais dramáticos, como a ganância corporativa e o controle da tecnologia. Ainda assim, acredito que a série tem um bom potencial e aborda tópicos interessantes. Nesta temporada em particular, destaco o tratamento de como treinar uma [[inteligência artificial]] e as diferenças entre [[inteligência artificial]] e humana.
# Quarta temporada
## Sobre o que é

A quarta e última temporada de Upload traz o grande desfecho da série, condensando a narrativa em quatro episódios intensos. A trama central se apoia em três pilares: a guerra corporativa pela monetização agressiva dos ambientes virtuais; o debate ético sobre a fronteira entre a consciência biológica e a cópia digital; e uma ameaça existencial inédita — uma [[Inteligência Artificial]] senciente que se volta contra os criadores, ameaçando apagar Lakeview permanentemente. Em uma corrida contra o tempo, os protagonistas precisam superar executivos gananciosos, desvendar mistérios antigos e resolver seus dilemas amorosos para salvar não apenas o "pós-vida", mas a própria humanidade.
## Minha experiência
> [!NOTE] SEM SPOILERS
> Este é o adeus definitivo a Upload, uma obra que, ao meu ver, se consolidou como uma das melhores sátiras contemporâneas, equilibrando comédia ácida com temas delicados sobre nossa dependência tecnológica e o capitalismo predatório.
>
> Apesar de curta, a temporada final consegue atar os nós mais importantes deixados nos anos anteriores. O desfecho é satisfatório e respeita a jornada dos personagens, mas a sensação de "quero mais" é inevitável. A narrativa se beneficiaria imensamente de um episódio extra — ou um epílogo estendido — para explorar o destino dos personagens após o clímax frenético. De toda forma, é um alívio ver que a produção não foi simplesmente cancelada, mas recebeu um final digno, ainda que apressado.
> [!NOTE]- COM SPOILERS
> O grande destaque narrativo foi a reviravolta da [[Inteligência artificial|IA]] assumindo o controle e a relação entre Nathan e Nora. De um lado, a ideia de que um sistema com um único objetivo (maximizar lucro) uma vez que atinga grande capacidade poderá colocar tudo em risco. Do outro, a ideia de que somos ao mesmo tempo mais do que apenas um corpo físico, mas principalmente nossas memórias e relações com os outros.
>
> Vale destacar que os 4 episódios cobraram seu preço. A derrota da [[Inteligência artificial|IA]], embora lógica, aconteceu muito rápido no último episódio e sem o peso devido que deveria ser dado a Luke. O "pulo temporal" ou a falta dele no final deixou dúvidas: O que aconteceu com a Aleesha? Como a sociedade reagiu à quase destruição de Lakeview? O final foca no casal principal, o que é justo, mas o universo rico da série merecia um vislumbre de como o mundo mudou após esse evento cataclísmico. Ficou a sensação de que vimos o "fim da batalha", mas perdemos a "reconstrução".