# Vídeo
<iframe width="100%" height=100% style="aspect-ratio: 16/9" src="https://www.youtube.com/embed/LxgMdjyw8uw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
# Notas
- As mudanças climáticas geram grande ansiedade nos jovens que deixam de ver o futuro como muitas oportunidades e passam a ver o mundo como uma série de catástrofes.
- Com as medidas que temos hoje, as mudanças climáticas transformaram lugares quentes em mais quentes, lugares chuvosos em mais chuvosos e aumentaram a ocorrência de fenômenos extremos. (Considerando um aquecimento de 1.5C).
- Com 3C o aumento gerará grandes problemas principalmente em países em desenvolvimento.
- Com um aumento de 7 a 8C, o "apocalipse" é quase certo, mas será difícil de alcançar com as medidas que temos hoje.
- Existem avanços tecnológicos que reduziram a velocidade do aquecimento global.
- O crescimento no uso de combustíveis fósseis em 2010 foi de cerca de 24% em comparação com a década anterior. Nos próximos 10 anos essa velocidade diminuiu significativamente. Houve progresso nesse sentido.
- Tecnologias que se pensava que demorariam muito para se tornarem mais baratas agora são realmente mais baratas, como a energia eólica e solar. É mais fácil criar novas usinas renováveis do que não renováveis. O problema ainda é o uso de baterias.
- Na Noruega, 8 em cada 10 carros são elétricos ou híbridos.
- Existem várias abordagens para reduzir as mudanças climáticas, diminuindo a produção de carbono no cimento, carne cultivada em laboratório, etc.
- É possível que a transferência de tecnologia de países desenvolvidos para países em desenvolvimento faça com que estes últimos passem mais rapidamente do uso de combustíveis fósseis para combustíveis renováveis.
- Existem muitas tecnologias que podem ser usadas para reduzir as emissões de carbono, mas ainda é essencial definir políticas públicas e regulamentações para as indústrias.
- Precisamos restaurar a esperança de que evitar as consequências negativas do aquecimento global não nos deixará presos a não fazer nada. Precisamos garantir que as previsões sejam provadas erradas dada a capacidade de produção tecnológica e a visão da sociedade.