# Espaço amostral
> [!NOTE] Espaço amostral >
> Em Teoria das probabilidades, o **Espaço Amostral** (também conhecido como **espaço amostral universal**), geralmente denotado por $\Omega$, $S$, $E$ ou $U$, de um Experimento aleatório é o **conjunto de todos os resultados possíveis** desse experimento.
>
> **Exemplos:**
>
> Se o experimento é lançar uma moeda e observar a face voltada para cima, o espaço amostral é $\Omega = \{cara, coroa\}$.
> Se o experimento é lançar um dado de seis faces e observar o número, o espaço amostral é $\Omega = \{1, 2, 3, 4, 5, 6\}$.
>
> Qualquer Subconjunto de um espaço amostral é chamado de **Evento**. Subconjuntos que contêm apenas um único elemento são denominados **Evento elementar** ou **evento atômico**.
**:: Referência ::** [Espaço amostral – Wikipédia, a enciclopédia livre](https://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_amostral)
# Notas
O termo espaço amostral refere-se à ideia de que os resultados possíveis de um processo aleatório podem ser entendidos como pontos em um espaço. Em casos simples, o espaço pode consistir em apenas alguns pontos, mas em situações mais complexas pode ser um contínuo, assim como o espaço em que vivemos. Cardano, no entanto, não o chamou de espaço: a noção de que um conjunto de números poderia formar um espaço só surgiu um século depois, com o gênio de Descartes, sua invenção das coordenadas e a unificação da álgebra e da geometria.
**:: Referência ::** [[O andar do bêbado]]