# Hipervigilância
> [!NOTE] Hipervigilância
> Um estado em que uma pessoa começa a procurar sinais de perigo o tempo todo, independentemente da presença real de ameaças. A atenção se foca em indícios de potenciais perigos, em vez de estar presente no que de fato está acontecendo. É frequentemente desenvolvida em resposta a estresse crônico ou traumas.
**:: Referência ::** [[Foco roubado]]
# Notas
Se isso ocorrer, provavelmente desenvolverá um estado conhecido como “hipervigilância”. Você começa a procurar sinais de perigo o tempo todo – haja um urso bem na sua frente ou não. Nadine explicou: “Hipervigilância é essencialmente ficar procurando um urso a cada esquina. Sua atenção foca em indícios de potenciais perigos, em vez de focar em estar presente naquilo que de fato está acontecendo, ou na lição da escola que você deveria estar aprendendo, ou no trabalho que se supõe que deveria fazer. Não é que [pessoas nesse estado] não esteja prestando atenção. É que está prestando atenção a quaisquer dicas ou indícios de ameaça ou de perigo no ambiente. É nisso que seu foco está”.Destaque (amarelo) - Posição 3156 _(Pg: Unknown)
**:: Referência ::** [[Foco roubado]]
Por exemplo, o professor Charles Nunn, um destacado antropólogo evolucionário, investigou o aumento dos casos de insônia, e descobriu que temos dificuldades para dormir quando experimentamos “estresse e hipervigilância”. 157 Se não se sente seguro, é incapaz de descontrair, pois seu corpo fica dizendo – você corre perigo; fique esperto.Destaque (amarelo) - Posição 3278 _(Pg: Unknown)_
**:: Referência ::** [[Foco roubado]]