# Nosso problema de rede
> [!NOTE] Nosso problema de rede
> O "nosso problema de rede" refere-se à tese de que, embora a humanidade obtenha um poder imenso ao construir e operar grandes redes de cooperação e informação, a forma como essas redes são estruturadas e utilizadas predispõe os seres humanos a empregar esse poder de maneira imprudente ou ineficaz. Este problema não reside na mera existência das redes ou na quantidade de informação que elas processam, mas sim no seu design intrínseco e nas dinâmicas de uso que podem levar a resultados negativos, apesar do potencial para o bem.
**:: Referência ::** [[Nexus|Nexus: A Brief History of Information Networks from the Stone Age to AI]]
# Notas
O principal argumento deste livro é que a humanidade ganha um poder enorme ao construir grandes redes de cooperação, mas essas redes são construídas de uma forma que predispõe os humanos a usar esse poder de forma imprudente. Nosso problema, então, é um problema de rede.
**:: Referência ::** [[Nexus]]
Todas as redes de informação poderosas podem fazer tanto o bem quanto o mal, dependendo de seu design e de como são usadas. Simplesmente aumentar a quantidade de informação em uma rede não garante sua natureza benigna, nem contribui de forma alguma para encontrar o equilíbrio certo entre verdade e ordem.
**:: Referência ::** [[Nexus|Nexus: A Brief History of Information Networks from the Stone Age to AI]]