# Princípios de delegação eficaz
> [!NOTE] Princípios de delegação eficaz
> Três princípios essenciais para uma delegação eficaz:
>
> - **Perfil de Tarefas Apropriado**: Delegar tarefas de baixo risco e alta reversibilidade com supervisão mínima, e tarefas de alto risco e baixa reversibilidade com supervisão significativa.
> - **Expectativas Claras**: Estabelecer expectativas claras para a conclusão de cada tarefa, incluindo entregáveis, prazos e perfil de risco.
> - **Loops de Feedback Infinitos**: Envolver feedback constante e iterativo para que os participantes melhorem à medida que as informações são coletadas.
**:: Referência ::** [[Os 5 tipos de riqueza]]
# Notas
Existem três princípios centrais de delegação eficaz: Perfilamento de tarefas apropriado: Perfile as tarefas para delegação de acordo com seu risco e reversibilidade. Delegue tarefas de baixo risco e alta reversibilidade que exigem supervisão mínima, e delegue tarefas de alto risco e baixa reversibilidade que precisam de supervisão significativa. Por exemplo, o gerenciamento de calendário geralmente é de baixo risco e reversível, então pode ser delegado com supervisão mínima, enquanto a comunicação com clientes-chave é de alto risco e não reversível, então deve ser delegada com supervisão significativa. O perfilamento claro das tarefas antes da delegação é essencial para um estabelecimento eficaz de expectativas e feedback. Expectativas claras: Estabeleça expectativas claras para a conclusão de cada tarefa, incluindo entregáveis, cronograma, ciclos de feedback antecipados e perfil de risco. Por exemplo, pedir a alguém para “fazer o relatório do cliente” é significativamente menos eficaz do que pedir a alguém para “criar o relatório do cliente até terça-feira à tarde para a equipe executiva revisar antes de apresentar os destaques em uma reunião com o conselho de diretores na quarta-feira”. O primeiro é vago e ambíguo; o segundo fornece a clareza de cronograma, importância e uso que torna a probabilidade de um resultado de qualidade muito maior. Sempre peça à pessoa a quem você delega a tarefa para repetir as expectativas com suas próprias palavras para confirmar o entendimento mútuo antes de prosseguir. Ciclos de feedback infinitos: A delegação mais eficaz envolve ciclos de feedback constantes e iterativos, de modo que os participantes se tornem mais inteligentes e melhores à medida que as informações são coletadas. Os participantes colaboram sobre o que deu certo, o que faltou e como todo o processo pode ser melhorado. Estabeleça uma cadência clara para supervisão, feedback e ajustes, seja um check-i
**:: Referência ::** [[Os 5 tipos de riqueza]]